quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PPP


E.E.E.F.M. “DR. JONES DOS SANTOS NEVES”

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Baixo Guandu-ES, 2011.



APRESENTAÇÃO
A Proposta Pedagógica da E.E.E.F.M. “Dr. Jones dos Santos Neves” nasceu da necessidade de reestruturar coletivamente o conjunto orientador de princípios e normas que iluminam a ação pedagógica cotidiana para que todos os profissionais da escola se sintam responsáveis pela sua elaboração e execução,com a finalidade de reajustá-la à Resolução CEE nº 1.286/2006, com vistas a oferecer um  atendimento de qualidade à nossa clientela.Cientes de que a nossa Proposta Pedagógica deverá ser trabalhada de forma compartilhada, visamos organizar e integrar as atividades, dando significado as nossas ações. Para desenvolver significativamente o que propomos, buscamos explicitar claramente nossos objetivos, bem como os instrumentos apropriados para transformá-los em realidade.
Esta Proposta visa pensar o futuro, aproximar o desejo da realidade e permitir que vontades se concretizem.
Sabedores de que a escola precisa ser norteada por um Projeto Político Pedagógico, é preciso planejar e projetar ações educativas que expressem o aluno que queremos formar, os valores que queremos priorizar, os recursos que possuímos e o papel de cada um nessa missão, fazendo com que as mudanças aconteçam e não permaneçam apenas como utopia.
Reforçamos que a Proposta Pedagógica faz-se essencial, uma vez que provoca o envolvimento de todo corpo docente e administrativo da escola, direcionando para alcance de metas comuns.A E.E.E.F.M. “Dr. Jones dos Santos Neves”, elaborou este trabalho entendendo que não basta apenas transmitir conhecimentos, mas sim formar cidadãos capazes de atuar criativamente e criticamente no meio em que vive.
Diante do exposto, priorizamos metodologias que possam aperfeiçoar o perfil do aluno, visando à aquisição de valores e hábitos que contribuem para a verdadeira vida cidadã.

I - IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
a) Nome da escola: E.E.E.F.M. “Dr. Jones dos Santos Neves”
                              b) Mantenedor: Governo do Estado do Espírito Santo.
                              c) Localização: Rua: Antônio Sampaio - nº 1.423 
                                                         Bairro Sapucaia - Baixo Guandu – ES.                                                                           
                            d) Telefone/Fax: (27) 3732-1529
                  e) Atos autorizativos: Criada em 09/04/1976, Portaria 738-E (PADE nº 91/76), Aprovação Res. nº 27/86 de 09/05/86. Criação Ensino Médio Port. 220-R de 27/10/2006.

f) Histórico da Instituição: A Escola entrou em funcionamento interno em agosto de 1975. Sendo inaugurada em 10/04/1976 às 11 horas pelo Governador Élcio Álvares. O nome da escola foi dado em homenagem ao Ex-Governador Dr. Jones dos Santos Neves. Em 1978 é implantado o Curso de Suplência Fase II; em 1998 é implantado o Curso de Suplência Fase III - Ensino Médio Noturno.
Segundo depoimento de ex-alunos, a escola construída em estilo europeu foi um marco na sociedade guanduense pela qualidade do ensino que era baseado em aulas práticas como: técnicas agrícolas, economia doméstica, técnicas comerciais e outras.
A escola era equipada com tipografia, máquinas de costura, etc. As salas-ambiente  possuíam modernos equipamentos e tecnologias avançadas para a época.
O laboratório de ciências era cobiçado e visitado por contar até mesmo com um  feto humano que despertava curiosidades.
Os diretores foram: Neuza Maria Pôncio S. Iglesias, Maria Rita Andreatta Quemelli, Kátia Regina Milagres de Assis, Cely Dutra Eller, Alda Maria Amorim de Assis, Adair Mello de Arruda, Palmira Geralda Costa, Jocelí Pinheiro Mattedi, Maria de Lourdes Martins Merlo, Maria da Glória Loss Franzini Simão, Arlene da Penha Rossi, José Evaristo Netto, Márcia Helena Rabbi Oliveira e atualmente Márcia Helena Lempke Rodrigues.
Um fato marcante foi a criação do Ensino Médio pela Portaria 220-R de 27/10/2006 por intensa reivindicação da comunidade local e sua aprovação pelo Conselho Estadual de Educação- Resolução CEE nº 2.193/2010 publicado no  D.O de  12 de maio de 2010. Hoje, a escola atende aproximadamente 630 alunos.
O Conselho de Escola desta Unidade Escolar está assim representado:        Presidente: Diretora- Márcia Helena Lempke Rodrigues
                   Vice-Presidente: Carlos Fernando Wagner
                   Secretária: Juscimara Gomes da Silva
                    Tesoureira: Marilza Tomazine Stinguel Andreatta
A escola funciona nos turnos: Matutino atendendo as turmas do Ensino Fundamental e Médio, no turno Vespertino com Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e no turno Noturno antendendo a EJA - Educação de Jovens e Adultos (1ª e 2ª Segmento e Ensino Médio).
II- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
a)  Objetivos da Escola:
a.1- Gerais:
- Basear todas as ações nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana;
 - Visar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
- Desenvolver um ensino de qualidade, garantindo igualdade de condições para o acesso e permanência dos alunos, formando cidadãos críticos e participativos, capazes de agir em prol da transformação social;
- Valorizar a experiência extra-escolar vinculando a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
a.2- Específicos:
- Intensificar o relacionamento entre escola x alunos x pais x comunidad
- Elevar o índice de aprovação dos alunos;
- Garantir o padrão de qualidade do processo educacional;
- Valorizar os profissionais da escola;
- Adotar estratégias de ensino diversificadas, inovadoras e criativas;
- Promover o trabalho em equipe
- Trabalhar visando a redução da evasão escolar.

b) Objetivos da oferta escolar:
b.1- Ensino Fundamental:
O ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
        
b.2- Ensino Médio:
  O Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
- A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
O currículo de ensino médio observará as seguintes diretrizes:
- Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.
- Adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes.
- Será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:
- Domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
- Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;
- Domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
- Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
- Domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
O Ensino Médio terá equivalência legal e habilitará ao prosseguimento de estudos.

b.3- Educação de Jovens e Adultos:
A Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
- Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens  e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames;
- O poder público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
- Os exames realizar-se-ão no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 15 anos e no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 18 anos;
- Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

b.4 – Educação Profissional:
A Educação profissional visa conduzir o cidadão ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva na sociedade,  integrada às diferentes formas de educação ao trabalho, à ciência e à tecnologia. O Plano de Curso, a ser elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional, deve obedecer aos padrões para a formatação do documento do Plano de Curso fornecidos pela SEMTEC/MEC e CNCT, com os seguintes capítulos:
I – Justificativas e objetivos
II – Requisitos de acesso
III – Perfíl Profissional de Conclusão
 IV – Organização Curricular
V – Critérios de aproveitamos de conhecimentos e experiências anteriores
VI – Critérios de avaliação
VII – Instalações e equipamentos
VIII – Pessoal docente e técnico
IX – Certificados e Diplomas.
III- CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA ATENDIDA:

A grande maioria dos alunos são do próprio bairro ou bairros vizinhos: Rosário I e II, São Vicente, Alto Guandu, formando uma clientela onde predomina o nível sócio-econômico baixo, a carência de afetividade, a falta de estrutura familiar. Lidamos com vários tipos de problemas pessoais, familiares e sociais como: indisciplina, falta de interesse pelos estudos, falta de compromisso com as atividades escolares, alunos faltosos, interferindo no resultado do rendimento escolar.

1. Níveis ou Modalidades de ensino que oferece:

* Ensino Médio:1ª a 3ª  séries – Turno Matutino.
* Ensino Fundamental: 6ª a 8ª - Turno Matutino
                                      5ª a 8ª - Turno Vespertino

* Educação de Jovens e Adultos -  Turno Noturno.
  • EJA - 1º Segmento - de 1ª a 4ª Etapa do Ensino Fundamental.
  • EJA - 2º Segmento  - de 5ª a 8ª Etapa do Ensino Fundamental.
  • EJA - Ensino Médio.
* Projeto de Atendimento a Alunos Talentosos – PAAT (turno vespertino)

2. Números de alunos, divididos por séries e turnos:

MATUTINOVESPERTINO
NOTURNO
6ª série EF = 5ª série EF =EJA – 1º Segmento=
7ª série EF = 6ª série EF =EJA - 5ª/6ª Etapa EF=
8ª série EF = 7ª série EF =EJA - 7ª/8ª Etapa EF=
1ª série EM= 8ª série EF =EJA - 1ª Etapa EM =
2ª série EM =EJA - 2ª Etapa EM = 
3ª série EM =EJA - 3ª Etapa EM =

A capacidade de matrícula para ocupar as 17 salas de aula é de aproximadamente 500 alunos por turno. Sendo o turno Vespertino desenvolvido o Projeto de Atendimento aos Alunos Talentosos.
IV - CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE E TÉCNICO
A escola é composta por profissionais comprometidos e capacitados que se propõem a desenvolver um trabalho fundamentado em valores éticos e na vivência democrática e participativa.
Foi assumido coletivamente, na proposta de trabalho, a busca de melhoria na qualidade de ensino, tornando o ambiente escolar agradável, dinâmico, limpo, preservando equipamentos e materiais didáticos.


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